Aplicativos de mensagem para smartphones

Um dos grande usos de smartphones atualmente é o uso de aplicativos de mensagem. A fundação Electronics Frontier Foundation (EFF) realizou uma pesquisa em que testou uma grande quantidade de aplicativos e de aparelhos para o envio e recebimento de mensagens de texto, audio e mídias em geral. A EFF classificou a relação entre os aplicativos e aparelhos a partir de uma série de critérios. Dos critérios utilizados pode-se citar a quantidade de vezes que o aplicativo pôde ser invadido ou ter seus dados extraídos, se ele esta em código open source, entre outros critérios. Nem todos os aplicativos preencheram todos os requisitos, mas a maioria tem em seu design uma interface minimalista para os usuários, similares a aplicativos populares como o aplicativo WhatsApp.

Aplicativos que usam serviço de criptografia

Dentre os aplicativos criptografados mais famosos atualmente destaca-se o Telegram. A equipe de desenvolvimento do aplicativo afirma que o Telegram tem um boa rede de dados e de servidores espalhados ao redor do globo, o que facilita a segurança do aplicativo e também sua performance.

O aplicativo Telegram possibilita a configuração de conversas para se deletarem automaticamente em um prazo determinado, ou após algum período. Essa funcionalidade dificulta o acesso a mensagens enviadas ou recebidas por outras pessoas. É possível também manter cópias de conversas importantes de forma segura tanto no aparelho quanto na nuvem. Ainda assim o Telegram conta com a capacidade de enviar arquivos de até um gigabyte.

O Threema é um aplicativo similar a outros aplicativos de mensagens criptografadas. Ele conta com criptografia que acontece nos dois lados da mensagem, ou seja, o sistema end to end. Ela acontece nas demais funcionalidades do aplicativo como grupos de mensagens, envio de áudio e arquivos. Ele permite a definição de grupos com perfis secretos, o envio de mensagens de voz e de texto secretas, a verificação de contatos por QR entre outras funções.