Apps Populares no Brasil

A popularidade dos apps de cada país depende em grande parte das atividades consideradas importantes para o povo. Os brasileiros têm a tendência de serem mais sociáveis e isso explica porque aplicativos de comunicação estão entre os mais utilizados – como por exemplo o Whatsapp que é utilizado por 93% dos brasileiros entrevistados pelo IBGE. Dentre os quinze aplicativos mais utilizados no Brasil, metade deles tem como finalidade a interação social. Eles são WhatsApp, Facebook, Snapchat, LinkedIn, Twitter, Instagram e Skype.

Dois outros aplicativos têm como objetivo o casting de vídeos e uma terceira parcela grande de pessoas que usam aplicativos de mapas, sendo o Waze o mais destacado com oito por cento dos entrevistados tendo declarado que usam o aplicativo. Aplicativos de música não são muito utilizados, sendo que o Spotify conta com apenas 5 por cento dos entrevistados utilizando o aplicativo.

Desse montante segundo dados obtidos, dentre as mais de 2.000 pessoas entrevistadas em território nacional, a média é de 15 aplicativos instalados em cada smartphone, sendo que 49% usam menos de cinco aplicativos diariamente.

Os aplicativos de lojas são ainda pouco populares, sendo que apenas dezessete por cento dos entrevistados utilizam esse tipo de aplicativo mesmo que nenhuma loja específica tenha sido utilizada.

Aplicativos voltados à funcionalidade

Outros aplicativos cuja função é utilitária também estão no gosto dos brasileiros, entre eles está o clean master, um aplicativo que ajuda o usuário manter seu smartphone com suficiente memória interna. Outro aplicativo popular dessa categoria é o 4shared. O 4shared funciona como um agregador e compartilhador de arquivos. Além do servidor cloud based, há também um aplicativo mobile para aparelhos com os sistemas Android e iOS. O 4shared possibilita buscar e baixar livros, músicas, artigos, fotos e vídeos entre outros arquivos. Pode-se também enviar arquivos pessoais que podem tanto ir para a uma biblioteca pessoal quanto disponibilizá-los com um link.