A criação de um bom aplicativo

Um bom aplicativo é o resultado de inúmeros passos, que incluem a criação, teste e entrega do produto final. Esses são os passos para um projeto de desenvolvimento de aplicativos com grande margem de sucesso. Neste artigo, esses três passos serão explorados, bem como seus desdobramentos.

O processo de criação

O [b]processo de criação[/b], seja ele a criação de uma pintura ou uma escultura, um projeto audiovisual ou um projeto de desenvolvimento de sites, está sujeito às mesmas etapas e mesmos procedimentos.

Os objetivos desta etapa são:

  • Definir o projeto do ponto de vista de um desenvolvimento viável;
  • Identificar os potenciais problemas e as possíveis soluções;
  • Formular uma estimativa realista de custo e tempo no desenvolvimento do projeto.

O primeiro passo do processo criativo é chamado de [b]ideação[/b] e ele é o germe do projeto. Ele, em geral, vem de demandas reais que ainda não foram atendidas ou de problemas potenciais que foram descobertos de formas variadas e que muito provavelmente vão atrasar o projeto como um todo.

Assim que se identifique o problema, uma boa quantidade de tempo deve ser despendida na descoberta da origem do problema e na visualização da maior quantidade possível de soluções. Esse binômio, origem e solução, é o que dará início ao projeto e indicará os melhores caminhos a serem seguidos até que o app esteja pronto para entrar na fase de testes.

Chegada a fase de testes, mais uma vez é importante que a maior quantidade de tempo e esforço sejam despendidos neste momento para que possíveis problemas sejam identificados e corrigidos num estágio onde as correções serão menos custosas e que os impactos de erros e problemas sejam minimizados. É importante também salientar que é nessa fase que a maioria dos erros mais comuns serão resolvidos o que conferirá ao projeto mais confiabilidade e profissionalismo.