Firebase e tadabase.io.

Apesar das várias plataformas existentes, neste artigo daremos atenção aos produtos de grandes empresas do mercado tecnológico. O primeiro é o produto da Google chamado Firebase. O segundo é o tadabase.io.

Plataforma Firebase

O [b]Firebase[/b]é uma plataforma de desenvolvimento mobile e web onde os projetos são descritos como containers para aplicativos de vários sistemas operacionais entre eles o iOS da Apple, o Android e aplicativos para web.O Firebase é capaz de compartilhar seções e partes já programadas, como por exemplo a Database (base de dados), configurações já previamente estabelecidas e notificações e ainda distribuí-las por todos os aplicativos multiplataforma. Uma ressalva a ser feita é que um projeto no Firebase é simplesmente um espaço para o aplicativo. Apesar de não haver restrições para o número de aplicativos possíveis para um só container, a cada adição de um novo app, um novo cliente OAuth 2.0 será criado e portanto suas respectivas IDs. As IDs são limitadas a 30 clientes que podem ser gerados dentro de um mesmo projeto.

tadabase.io

Já o sistema de desenvolvimento tadabase.io surgiu para atender uma das grande demandas do desenvolvimento atual de programas. Dentre as dificuldades de programação, os grandes custos em se manter um aplicativo mobile e controlar os dados é sem dúvida um dos grandes desafios do início de um projeto. Existem vários aplicativos no mercado que podem gerar soluções diferenciadas, mas o tadabase.io oferece uma gama de soluções interessantes, entre elas:

  • Habilidade de importar dados de uma base de dados anterior;
  • Criação e customização de campos de pesquisa;
  • Ferramenta de criação de layouts;
  • Possibilidade de integração de código css ou javascript;
  • Design adaptável da página que se configura automaticamente ao aparelho em uso;
  • Criação de nível de segurança e permissão de acesso.

Dessa forma, tanto o tadabase.io quanto Firebase da Google têm grande potencial em gerar bons projetos, bastando apenas definir o tamanho do projeto e as necessidades específicas do mesmo.