Home » Uncategorized » Facebook Terminou Vínculo com Parse

Facebook Terminou Vínculo com Parse

O desenvolvimento de aplicativos a partir de serviços fornecidos por grandes grupos como a Google e o Facebook vem mudando de formato. Por exemplo, o grupo responsável pela rede social Facebook recentemente fechou sua plataforma de desenvolvimento de aplicativos chamada Parse. Esse tipo de decisão pode impactar positivamente a Google e também a comunidade em geral. Isso seria benéfico para a Google pelas seguintes razões:

  • Crescimento e fortalecimento da comunidade de desenvolvedores que utilizam as plataformas de desenvolvimento da Google;
  • Fortalecimento da marca e melhor posicionamento de mercado dentre os desenvolvedores frustrados com o fechamento do Parse.

Já a comunidade de desenvolvedores, apesar de ter passado por um momento de migração entre plataformas, terá acesso aos servidores do Parse que agora faz da categoria de produtos open source.

Quais as consequências para o Facebook?

Para o Facebook esse fechamento pode ter consequências desagradáveis. Vários desenvolvedores se manifestaram contra o evento, onde declararam se sentirem enganados e que a empresa tomou uma decisão pouco esperta. Alguns analistas discordam dos desenvolvedores ao comentar sobre a atitude de Mark Zuckerberg em seu recente aparecimento no tribunal, como visto no seguinte comentário: ”Zuckerberg soube aprender com os erros de seus concorrentes e evitou tropeços como o de Bill Gates, que em 1998 prejudicou a própria empresa ao responder com arrogância aos questionamentos de congressistas americanos.” Nesse comentário vemos que Zuckerberg estava atento, paciente com as perguntas, manteve sua seriedade. Também essa lição ele aprendeu.

Ainda assim uma segunda questão que pode afetar o Facebook é o impacto das promessas feitas no momento em que o Facebook adquiriu o Parse, momento em que a empresa havia prometido tornar a plataforma melhor e com um grande futuro. Seguindo a sequência de escândalos em que a empresa esteve ultimamente envolvida, a dissolução da parceria entre o Parse e o Facebook pode acabar sendo bem vinda pelos usuários.