Home » Uncategorized » Invasão de smartphones

Invasão de smartphones

Os riscos com a invasão de smartphones através de aplicativos não reconhecidos têm crescido. Recentemente, os brasileiros foram alvo de aplicativos falsos que geram, entre outros inconvenientes, duas grande problemáticas.

A primeira, o vazamento de todos os dados do usuário presentes na CNH (carteira nacional de habilitação). O segundo foi detectado em aplicativos com o nome IPVA, em que o aplicativo geraria uma ordem de pagamento que depois de paga não teria mais relação com a vítima da situação. Acredita-se que mais de 17 mil smartphones foram infectados.

Ainda assim, todas essas invasões não foram suficientes para elevar o nível de consciência das pessoas e empresas em relação aos riscos digitais que são enfrentados atualmente. Umas das causas apontadas pelo diretor do Wireless Business Group da Verison Wireless, Matt Montgomery, é a dificuldade que se apresenta em fazer constantes verificações de segurança como a mudança periódica de senha entre outras precauções que peritos em segurança vêm aconselhando pessoas e empresas há anos.

“É impressionante como tão pouco tem sido feito,” diz Matt Montgomery, “até mesmo atitudes pouco revolucionárias, como por exemplo mudança frequente de senhas.”

Dentre as soluções, especialistas em segurança sugerem as seguintes precauções

Caso seja necessário checar e-mails, extratos bancários ou outros documentos importantes, evite fazê-lo em locais de muito trânsito de pessoas. Evite também locais grande aglomeração, como por exemplo, transportes coletivos como ônibus ou metrô.

O uso do e-mail, tanto pessoal quanto profissional, deve sempre ser cauteloso. Evite abrir e-mails não solicitados e sempre verifique se o remetente está em sua rede de possíveis contatos. Caso receba um e-mail que parece importante, verifique a autenticidade do remetente.

Ao chegar a um lugar público com acesso à internet, desde restaurantes, cafés, ou lojas evite estabelecer a conexão. Todos estes locais podem representar um risco para a sua informação mais pessoal.