Home » Uncategorized » Jogos e a Grande Quantidade de Patches

Jogos e a Grande Quantidade de Patches

Uma das grandes problemáticas dos aplicativos de jogos tem sido a grande quantidade de patches que têm de ser entregues, bem como encontrar uma boa solução para fazer com que cada aparelho receba a atualização sem interferir no uso do mesmo. Entre as opções, as mais comuns são:

  • Fazer com que o aplicativo consiga rodar em segundo plano;
  • Que ele use muito pouco os recursos do aparelho;
  • Que o usuário ou o sistema operacional defina o um horário de menor uso em que a atualização possa ocorrer sem interrupções;
  • Notificar o usuário da necessidade da atualização para o melhor uso do aplicativo;
  • Bloquear o acesso ao aplicativo até que a atualização seja feita.

Encontrar um equilíbrio

A opção de notificar o usuário pode parecer uma solução pouco eficiente, uma vez que o problema não estará resolvido até que a instalação esteja concluída. Já a opção de bloquear o acesso até que o processo de atualização se conclua, apesar de solucionar o problema pode gerar um nível de desengajamento do usuário que pode não ser interessante.

Quando o assunto é jogos essa problemática se torna ainda mais crítica. Jogos mobile da atualidade como por exemplo o cassino online River Belle costumam ter uma grande quantidade de usuários jogando ao mesmo tempo, muitas vezes em jogos competitivos em que alguns décimos de segundo podem alterar o resultado da partida.

Uma das formas de contornar esse problema é a solução mencionada acima, com muitos patches para direcionar o aplicativo para os aparelhos mais utilizados. Um outro modelo que se torna cada vez mais comum é o modelo Freemium. Nesse modelo todos usuários têm acesso ao jogo, porém através de uma compra, seja ela recorrente ou sistema de compra única, o usuário tem acesso a benefícios não disponíveis aos usuários que utilizam contas gratuitas. Esses benefícios podem ser um serviço de atendimento especializado ou uma taxa de transferência de dados superior dentro dos jogos.